terça-feira, 9 de março de 2010

TOP 10 DOS CARROS MAIS POTENTES DO MUNDO.

Uma das poucas coisas verdadeiramente mensuráveis entre tantos automóveis de sonho exibidos no Salão é a potência máxima de cada um.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DOS CARRÕES

Pensando nisso, o iG selecionou as 10 maiores concentrações de cavalaria exibidas no Salão. Para não repetir, escolhemos apenas um representante de cada marca. Confira nossa escalação:

1 – Pagani Zonda Roadster F: 659 cavalos
O mais caro automóvel (preço estimado entre 4 e 5 milhões de reais) é também o mais potente. Apenas 40 unidades serão produzidas artesanalmente em Modena, na Itália. O motor mais forte do Salão é na verdade um Mercedes-Benz V12 especialmente preparado pela divisão esportiva AMG, sob encomenda da Pagani. Tem 7,3 litros, 659 cavalos, torque de 79 mkgf e pode ultrapassar os 350 km/h de máxima.

2 – Lamborghini Murciélago LP640: 640 cavalos
A potência desse Lamborghini Murciélago já vem expressa na sigla que o batiza. Estrela do último filme da série Batman, "O Cavaleiro das Trevas" (dirigido pelo próprio homem-morcego), o LP640 é uma versão aprimorada do Murciélago original. Ele exibe modificações no visual, acabamento e principalmente no motor V12, que pulou de 580 para 640 cavalos. Com tração nas quatro rodas, o LP640 vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge 340 km/h.

3 – Ferrari 599 GTB Fiorano: 620 cavalos
No rol de idiossincrasias da Ferrari, a 599 GTB Fiorano é o cupê com motor 12 mais potente já fabricado em Maranello. Desenvolvido a partir do propulsor do superesportivo Enzo, o V12 da Fiorano tem 6 litros e produz 620 cavalos, contra 515 de sua antecessora, a 575M Maranello. O câmbio SuperFast veio da Fórmula 1 e a novidade para 2009 é o programa One-to-One de personalização, em que o cliente pode decidir pelos detalhes do acabamento final de sua máquina.

4 – Porsche Cayenne Turbo S: 550 cavalos
E o quarto colocado de nossa lista é um... jipe. Claro, não um jipe qualquer, mas um legítimo Porsche. O Cayenne possui tração integral e robustez suficiente para encarar uma lama. Só que terrenos off-road com certeza não são os mais adequados para sentir a força do motor V8 4.3, com dois turbocompressores, sistemas de gerenciamento e exaustão aprimorados e 550 cavalos de potência. A suspensão é pneumática, regulável, e até o chassi possui controle dinâmico opcional. Tudo para garantir uma performance digna de Porsche, com velocidade máxima na casa dos 280 km/h.

5 – Ford Mustang Shelby GT500 KR:  548 cavalos
Não por acaso, a sigla KR no nome dessa série limitada significa "King of the Road". Trata-se do mais potente Mustang já fabricado: seu motor V8 é sobrealimentado com um supercharger (compressor) e rende 548 cavalos. O pacote Ford Racing Power Upgrade adiciona novas relações de marchas e suspensão reajustada, além de todo o visual incrementado. Para desacelerar essa máquina, os freios a disco também são os maiores já instalados na história de 44 anos do Mustang.

6 - Mercedes-Benz SL 63 AMG IWC: 525 cavalos
Desenvolvido pela divisão AMG da Mercedes, o novo conversível SL 63 AMG IWC porta uma usina alemã V8 de 6.3 litros, aspirada, com 525 cavalos. Ela funciona ligada à transmissão Speedshift MCT, de sete marchas, e faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h, em 4,6 segundos, com máxima de 300 km/h. O pacote de alta performance da AMG adiciona um diferencial de escorregamento limitado na traseira (para melhorar a tração em curvas) e o chamado Active Body Control (controle dinâmico da carroceria).

7 – Nissan GT-R: 480 cavalos
Nova geração do fabuloso Skyline GT-R, provavelmente o mais mitológico esportivo japonês de todos os tempos, o GT-R exibido no Salão possui motor V6 3.6 biturbo de 480 cavalos, construído artesanalmente pelos engenheiros da Nissan. Acoplado a um câmbio de embreagem dupla, para engates ultra-rápidos, mais a tração integral nas quatro rodas, o GT-R gruda no asfalto para atingir os 310 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

8 – Maserati Gran Turismo S:  440 cavalos
Outro recordista caseiro: a Gran Turismo S é a Maserati mais rápida já fabricada, com velocidade máxima de 295 km/h. Os 'culpados' são os 440 cavalos produzidos pelo motor V8 de 4,7 litros. Luxuoso como poucos, o Gran Turismo possui espaço para quatro ocupantes e nível de acabamento digno de um atelier, mas prioriza o desempenho em itens como os freios Brembo com tecnologia dual cast e sensor de fadiga. A suspensão Skyhook, opcional, é ajustável conforme a preferência do motorista.

9 – Jeep Grand Cherokee SRT8: 432 cavalos
A sigla SRT identifica os Chrysler, Dodge e Jeep preparados pela divisão esportiva MOPAR. No caso do Cherokee SRT8 presente no Salão, o veneno inclui um motorzão V8 de 6.1 da série HEMI, com 432 cavalos. Trata-se (adivinha) do mais rápido Jeep já fabricado: vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, com todo os recursos dignos de um SUV de luxo, como bancos dianteiros e traseiros com aquecimento elétrico e tração integral nas quatro rodas.

10 – BMW M3 Cabrio: 420 cavalos
O lanterninha de nossa lista está longe, muito longe de ser fraco. Quem conhece a linha BMW sabe que a letra M, de Motorsport, é sinônimo de preparação especial por parte da marca alemã. O novo M3 Cabrio exibe uma combinação perfeita de perfomance e prazer ao dirigir. Seu motor V8 é novo em folha: desloca 4.0 litros e produz 420 cavalos. O sistema MDrive permite ao motorista escolher parâmetros de gerenciamento do motor, suspensão e tração, e a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos é apenas ¼ do tempo necessário para que o M3 recolha sua capota elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário